sexta-feira, 27 de junho de 2014

Fazendo a Lista de Convidados

Gente,

Vocês já começaram a lista de casamento?
E já começaram a fase do corta-corta?

Sempre ouvi falar desse momento crítico, das "discussões" para incluir um, não pode cortar esse..
Mas vamos aos fatos: como elaborar com eficácia essa lista?


Gente, é perregue mesmo.
Não conheço casal que tenha feito a lista sem ao menos um bico de uma das partes.

Vou deixar as formalidades de lado e vou passar a minha opinião.


- Decida como você quer sua festa. Uma festa familiar ou uma festa com amigos e pessoas que compartilharam momentos importantes com você e seu noivo. Digo isso porque se você tem família grande, a lista da parentada fica enooorme. Aí vem: tios, primos, primos em segundo grau, namorados, aqueles primos que você não vê a séculos... E isso já toma mais da metade da sua lista. 
Se você quer sua família próxima e seus amigos importantes, você já diminui essa quantidade e equilibra. Agora a parte mais importante: tem que ter peito para segurar certos mimimis que virão. Se você estiver certa que esse é o melhor, segurar essa onda será muito tranquila. 


Eu já estou com meu escudo preparado... Quero amigos! Quero familiares próximos! Quero olhar para as pessoas e me emocionar por estarem ali.


- Mesmo sendo os pais que estiverem bancando a festa, eu acho que os noivos que tem que ter poder de decisão sobre a lista, afinal o casamento é de vocês. Se eles estão fazendo isso, é um presente para vocês. Claro, essa é a minha humilde opinião. Vai do acordo que vocês fizeram.

- E gente...Relaxa... Se a festa é para 200 pessoas, por exemplo, convide 20% a mais. É a porcentagem de faltosos. Fiquem tranquilos que essa informação é segura. Eu estou sendo ousada e estou convidando 25% a mais... Uiiiii

- Outra coisa que eu fiquei sabendo é que tem gente que coloca o convite no mural da empresa, da igreja... Gente! Não faça isso! Além de vocês perderem o controle da quantidade de pessoas que foi convidada, é deselegante... Mande direcionado às pessoas. Além de chique, evita desperdícios.

- Quem eu chamo do trabalho? Quem trabalha diretamente com você, claro. E não esqueça dos seu(s) chefe(s) imediato(s).

- A confirmação de presença é um detalhe muuuito importante para o controle de vocês. Pode ser por email (criem um ou coloquem o pessoal de um do casal), um telefone (pode ser seu ou o da assessoria, caso tenha contratado esse serviço com sua cerimonialista) ou pelo site, caso vocês criem um.

- Crianças. Esse ponto é importante. Lembrem-se que se a criança é pequena, os pais possivelmente não irão se elas não puderem ir. Confirme com o buffet que idade as crianças começam a pagar e pensem que quando elas não são mais de colo, elas sentam e ocupam cadeira (logo contam como convidado).

Assim que comecei os meus preparativos, um amigo postou no meu Facebook essa imagem abaixo. Espero que ajude.




3 comentários:

  1. boa noite, estou pensando em casar na santa ignes e estou buscando algumas referencias, como buffet, decoraçao... entre outros... vc poderia compartilhar sua experiencia? desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana,
      Como meu casamento é só daqui a 3 1/2 meses, estou evitando de dar detalhes aqui de como será, para guardar um pouco de suspense...Senão perde a graça.
      Mas para te ajudar, como um caso mais específico, deixe aqui seu email que eu te passo algumas dicas.

      Bjinho e obrigada por visitar o blog.
      E dê uma passada na fanpage no Facebook: Casamento e um café.

      Excluir
    2. Obrigada Gaby!!!! Meu email e luleosilva@gmail.com
      vou acompanhar sim... bjss

      Excluir